quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vigilância Sanitária intensifica ações de combate a dengue



Pelo menos quatro bairros já receberam a ação da Vigilância Sanitária do Município este ano. O trabalho que corresponde ao recolhimento de lixo e outras espécies de entulhos que contribuem com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti  vetor da dengue, também visa orientar a população contra doença.
De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde do Município, Reuel da Silva, os bairros Parque das Laranjeiras, Fonte Nova, Provedor e Remédios já receberam os serviços. “A meta é percorrer todas as áreas no município, fazendo a retirada de materiais que servem de criadouros para o mosquito, aumentando o risco de contaminação”, disse o coordenador.
No município a deficiência nos serviços de limpeza nas áreas tem sido um dos principais problemas enfrentados nas comunidades. É o que ocorre no bairro Provedor I, um dos mais antigos e alvo de inúmeras reclamações por parte da população.
Segundo o representante da Associação de Moradores do bairro, Franci Neuton, o acumulo de lixo e o mato alto são fatores que ainda prejudicam a saúde de dezenas de famílias no bairro. “Em junho varias pessoas apresentaram sintomas de dengue “, contou o morador.
No inicio de julho, vários pontos do bairro receberam a visita dos guardas de endemia, que percorreram as residências informando sobre as maneiras de prevenção contra a doença e orientaram a população a manter seus terrenos limpos.
Somente este ano, já foram notificados mais 1100 casos de dengue no município, destes 164 foram confirmados. No bairro provedor dos 108 casos registrados 16 tiveram confirmação positiva.
Por outro lado, o coordenador lembra que não basta somente o trabalho da Vigilância Sanitária para combater os focos, é necessário que a população colabore. “Nós realizamos todo trabalho de prevenção, mas é fundamental que os moradores dêem continuidade, mantendo limpos seus quintais e não deixando entulhos que favorecem a proliferação do mosquito” alertou Reuel da Silva.
Outro fator importante, é a maior participação de representantes de bairros junto a Secretaria de Saúde do Município disse o coordenador, já que os mesmos são as melhores pessoas para informar quais são as principais demandas nas comunidades.


MÃOS QUE AJUDAM. Hoje (30), a partir das 8h00, a Vigilância Sanitária de Santana estará participando da grande ação promovida pelo Projeto Mãos que Ajudam da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias. As atividades estarão concentradas no bairro Hospitalidade, na Escola Municipal Jucicléia Guibal, de onde guardas de endemias, guardas florestais e voluntários da igreja estarão partindo para visitar as residências no bairro. (Andresa Sanches) 
Por Andreza Sanches

Fonte: 
http://www.jdia.com.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=39264

Nenhum comentário:

Postar um comentário