130 mil voluntários em ação – na promoção da Paz Inter-Religiosa e em Favor do Direito à Liberdade Religiosa
Mais de 150 iniciativas, em todo o país, no combate
à Intolerância Religiosa
Cerca de 130 mil voluntários, de todas as idades, estarão no sábado, dia 25 de julho, envolvidos na ação intitulada: “Mãos que Ajudam a Promover e Defender a Liberdade Religiosa”.
O Programa é desenvolvido por amigos e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e diversas outras denominações religiosas como: Católicos, Adventistas, Batistas, Evangélicos, Espíritas, Umbandistas, etc.
Ao longo dos últimos meses, em cada região do Brasil, os coordenadores mobilizaram-se nos contatos e relacionamentos inter-religiosos para a elaboração das iniciativas.
O Projeto não tem cunho “Ecumênico”, mas sim, de promover o Direito à Liberdade Religiosa, já que uma das crenças básicas da Igreja de Jesus Cristo resume-se no seguinte:
“Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem”.
No sentido de promover o Direito à Liberdade Religiosa a ideia, especialmente nesta data, é estender aos amigos e irmãos de outras crenças, as mãos, a amizade, o amor, a solidariedade, o serviço e o respeito. E desta forma, Seguir o Exemplo de Jesus Cristo – ao amar e servir aos semelhantes.
Serão diversas ações em Igrejas, asilos, orfanatos e instituições mantidas por denominações religiosas. Por exemplo, em Recife, centenas de voluntários estarão reunidos no Asilo Cristo Redentor, mantido pela Igreja Católica - que atende 140 idosos. Os voluntários restaurarão a Igreja, realizarão show cultural, cortes de cabelos e barbas, além de proporcionarem doações.
Já no Rio de Janeiro, a ação mobilizará um encontro de corais de diversas religiões com o objetivo de promover o convívio e paz inter-religiosa. Em Joinville, Santa Catarina, o projeto acontecerá na Associação Beneficente Vida Nova, mantida pela Igreja Ortodoxa – algumas das atividades serão, pintura externa e de portas, construção de bancos, construção da mureta do campo de futebol e marcação da quadra.
No extremo norte do país, em MACAPÁ - AP, a ação será levada a efeito no Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), dirigido pelo Padre Paulo Roberto, cujo objetivo é prestar assistência espiritual, psicológico e material aos portadores de CA (câncer). Dentre as ações estão: pintura do gradil, jateamento, jardinagem, limpeza, troca de lâmpadas, entre outros.
Em São Paulo serão dezenas e dezenas de iniciativas. Em Jacareí, voluntários estarão em um asilo mantido pela Igreja Católica. No local, os participantes realizarão obras de melhorias na acessibilidade a cadeirantes. Já na região de Itaquaquecetuba, a ação ocorrerá na Associação Espírita Kardecista, alguns dos serviços serão: Pequenos reparos de alvenaria, construção de uma pequena laje para caixa d'agua, pintura de salas, janelas e portões, limpeza e outros.
Já na região de Mauá, o projeto atenderá o Instituto Lar Zaira Pequenas Irmãs Instituição Menino do Morro e Igreja Católica São Felipe. No local serão realizados serviços de limpeza, conserto de cadeiras e mesas, além de pintura externa.
Em outras cidades serão realizadas limpeza em jardins de Igrejas, manutenção e reparos em salões paroquiais além de apresentações teatrais e de coros em orfanatos. Simultaneamente, a ação ocorrerá em todos os Estados da Federação.
Segundo os organizadores, esse tipo de ação proporciona aos voluntários e seus familiares uma experiência singular de serviço, pois praticar a cidadania é tarefa de todos e trabalhar para o bem da coletividade e o fim da intolerância religiosa, é um dever que começa desde cedo.
Todo o projeto é desenvolvido por meio de parcerias com o poder público, iniciativa privada, mídia e comunidade em geral. Em todas as cidades, os coordenadores do programa reuniram-se com líderes religiosos, poder público, prefeituras e secretarias para definir os locais e as estratégias da ação.
Dados mundiais, do “Instituto Pew Research Center” indicam que a Liberdade Religiosa sofre um desgate e enfrenta desafios mundiais. Hoje, segundo pesquisas, cerca de cinco bilhões de pessoas vivem em países com alta ou muito alta restrição à Liberdade Religiosa. O Brasil pode ser considerado uma Voz para o Mundo – numa iniciativa que prega a Paz entre as religiões.
_______________________________________________________________________
Contato para Jornalistas
Kleber Sainz – (96) 99199-1241
Email - kbsainz@gmail.com
www.assuntospublicosamapa.blogspot.com.br
Acompanhe o projeto nas mídias sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário