sábado, 25 de julho de 2015

Focos de dengue são alvo de ação voluntária na Zona Leste de Macapá

Cem voluntários visitaram casas próximo a Feira do Pescado.
Ação na manhã deste sábado (27) foi no bairro Perpétuo Socorro.
Fabiana Figueiredo   Do G1 AP


Voluntários visitaram casas no bairro Perpétuo Socorro em busca de focos da dengue (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

O bairro Perpétuo Socorro, na Zona Leste de Macapá, recebeu na manhã deste sábado (27) cerca de 100 voluntários de combate à dengue. Eles identificaram focos de água parada e conversaram com a população sobre os perigos e cuidados com a doença. A ação comunitária faz parte do projeto 'Mãos que Ajudam', da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com órgãos municipais e estaduais da Saúde.
Otaniel Gomes, morador do bairro Perpétuo
Socorro (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Os voluntários visitaram residências e ajudaram moradores com a limpeza e identificação de focos da dengue, além de informá-los distribuindo panfletos e dicas. A ação aconteceu na área próximo a Feira do Pescado, no Igarapé das Mulheres.
Frequentes casos de dengue hemorrágica motivaram o grupo a propor a ação no bairro, segundo o coordenador do projeto, Rodrigo Jansen.
“Percebemos, através dos noticiários, que há muitas pessoas doentes e que morrem por causa da dengue aqui no Perpétuo Socorro, provocada por vários focos. Inclusive, encontramos uma família onde dois membros faleceram há um mês, por dengue hemorrágica”, falou Jansen.
            Uma das equipes de voluntários foi até a casa do pescador Otaniel Gomes, de 45 anos, verificar a situação do quintal da residência. O local é limpo e o morador cuida das plantas para evitar criar os focos de dengue. Mas, segundo ele, os cuidados não afastam o mosquito porque os vizinhos não cuidam dos quintais.
“Tenho muito cuidado para não criar nenhum foco porque conheço muitas pessoas que ficaram com dengue e é muito ruim. Infelizmente tenho uns vizinhos que não se previnem e nos arriscamos. É um absurdo porque pensam que a obrigação é dos órgãos públicos, mas temos que trabalhar em conjunto e fazer a nossa parte”, lembrou Gomes.
       “É um programa de auxílio urbanitário da igreja. Ajudamos as pessoas de diversas maneiras, com uma reforma, limpeza, entre outras ações, em que disponibilizamos um pouco do nosso tempo para ajudar os outros”, concluiu Jansen.


Fonte:  http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/06/focos-de-dengue-sao-alvo-de-acao-voluntaria-na-zona-leste-de-macapa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário