domingo, 13 de janeiro de 2013

Membros do programa Mãos que Ajudam tornam-se doadores voluntários de sangue




Hemoap lança campanha que tem o objetivo de coletar bolsas de sangue para atender a necessidade de reposição do estoque neste inicio de ano
A partir deste mês de janeiro de 2013, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) ganhou um reforço fundamental para ampliar o estoque de sangue do hemocentro. Trata-se de membros do programa Mãos que Ajudam - da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -, que, a partir de agora, também são doadores voluntários de sangue.
Segundo o diretor-técnico do Hemoap, Geise Maciel, a campanha tem o objetivo de coletar bolsas de sangue para atender a necessidade de reposição do estoque neste inicio de ano e incentivar outras pessoas a tornarem-se doadores voluntários de sangue.
Para reforçar a parceria, técnicos do Hemoap realizaram recentemente palestra com os membros do programa Mãos que Ajudam com a proposta de demonstrar a importância da doação. Na oportunidade foram repassadas informações sobre os critérios para doação de sangue e como ingressar definitivamente na campanha.
Os técnicos do Hemoap aproveitaram para fazer o cadastro de pessoas dispostas a tornarem-se doadoras de médula óssea. Na ocasião foi preenchido um formulário e feita a coleta de amostra de sangue com 5ml para testes, que determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
"Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que faz o cruzamento com dados de pacientes que aguardam por transplante em todo o mundo. Caso haja compatibilidade com um paciente, o doador é acionado para realizar exames complementares e a doação", explicou Geise Maciel.
O diretor ressaltou que, a exemplo da parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Hemoap, ainda neste primeiro trimestre de 2013, buscará parceria com outras instituições como igrejas, associações de moradores, clubes de serviços, escolas, entre outras organizações não governamentais. A proposta é formar grupos nessas instituições de pelo menos 50 pessoas para tornarem-se doadores efetivos de sangue.Membros do programa Mãos que Ajudam
Programa
O programa Mãos Que Ajudam, vinculado à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, atua no Brasil com ações humanitárias e de serviço comunitário, mobilizando milhares de voluntários de todas as idades. O programa existe desde 1999 com objetivo de auxiliar o Poder Público e sociedade nas suas principais demandas.
O programa, em parceria com empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, atende pessoas em asilos, orfanatos, hospitais e escolas públicas. No Amapá, o Mãos que Ajudam já realizou doação de cadeiras de rodas, pinturas e pequenas reformas em diversas escolas, limpeza de praças públicas, doação de kits para bebês em maternidades públicas e confecção de roupas hospitalares, além de doação de sangue.
Edy Wilson Silva/Sesa
Fonte: http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/32360/

Nenhum comentário:

Postar um comentário