domingo, 28 de julho de 2013

Programa “Mãos que Ajudam” promove mobilização para doação de sangue


Ação foi realizada em todo o país, com objetivo de alertar a comunidade para importância da doação de sangue






Com o tema “Mãos que ajudam a salvar vidas” membros e voluntários da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) mobilizaram a comunidade em geral para a doação de sangue. A ação visa intensificar a coleta e assim aumentar o estoque de sangue para atender as necessidades das unidades hospitalares do Estado.
A programação ocorreu simultaneamente em mais de 130 cidades brasileiras e em todas as capitais do país. De acordo com o representante da Igreja no Amapá, Rodrigo Jansen, o foco foi a população de todas as faixas etárias que se encaixam nos requisitos exigidos para ser um doador. Cerca de 150 pessoas estiveram envolvidas na atividade.
“Esta é apenas uma das atividades desenvolvidas pelo programa. O momento significou o Dia D da ação, foi uma forma de chamar atenção da comunidade para a importância de doar sangue, podendo ajudar a salvar vidas” disse o presidente da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Para a chefe do Serviço de Captação e Orientação do hemocentro, Marília Ferreira, a parceria foi fundamental para intensificar e incentivar a coleta de sangue na capital. “Nós sobrevivemos das parcerias de esta foi extremamente organizada e estávamos aguardando com ansiedade. Somos muito gratos pelo apoio, o sangue é o nosso objetivo” completou a chefe.
Além da comunidade, guardas do Instituto de Guarda Florestal do Amapá também estiveram contribuindo com a campanha. Segundo a inspetora Inã Palheta, o órgão já possui um vinculo com o hemocentro, mas participar da campanha também foi uma maneira de reforçar o apoio.
“Nós temos uma equipe de saúde interna que já faz essa captação, mas o fato de participar da mobilização, é mais uma contribuição que podemos dar. A doação de sangue é vida, além de trabalhar o meio ambiente, trabalhamos também o social” disse a inspetora.
O comerciante Anselmo Marques aprovou a iniciativa e aproveitou a campanha do Programa Mãos que Ajudam a Salvar Vidas para regularizar sua doação. “Eu já sou doador, mas não estou em dia com o hemocentro, estou aproveitando o momento para regularizar. É uma satisfação saber que podemos salvar vidas e por isso as pessoas devem buscar ajudar” incentivou o comerciante.
Atualmente o Hemoap conta com 68 mil doadores cadastrados, mas apenas 17 mil são fidelizados. As campanhas ajudam a fortalecer o elo com o hemocentro e incentivar a participação de novos doadores, aumentando a coleta. 
A próxima ação da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está previsto para outubro, com a realização do “Mãozinhas que ajudam a terceira idade, que será promovido no Abrigo São José.

Serviço
Interessados em se tornar um doador de sangue, podem procurar o Hemoap, que funciona de 7h ao 12h30, localizado na avenida Raimundo Alvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, Centro, ou buscar informações através do telefone 3212.8819. 
Por Andreza Sanches da Redação

Fonte: http://www.jdia.com.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=63833

Nenhum comentário:

Postar um comentário