domingo, 28 de julho de 2013

Doadores mobilizam-se para garantir sangue a pacientes cirúrgicos no AP


Ação fez parte do projeto 'Mãos que Ajudam', da Igreja de Jesus Cristo.
Objetivo foi abastecer o estoque de sangue do Hemoap.





Dia de Mobilização Nacional de Diação de Sangue no Hemoap em Macapá (Foto: Maiara Pires/G1)
Dia de Mobilização Nacional de Doação de Sangue no Hemoap em Macapá (Foto: Maiara Pires/G1)
A agricultora aposentada Zeferina de Paulo Apóstolo, 74 anos, aproveitou o Dia de Mobilização Nacional de Doação Sangue, celebrado neste sábado (27), no Instituto de Hematologia e Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), para garantir bolsas de sangue do tipo O+ suficientes para a cirurgia de retirada do útero.
Ela, que mora no município de Pedra Branca do Amapari, a 281 quilômetros de Macapá, está na cidade há cerca de um mês, mas só pode fazer o procedimento cirúrgico se conseguir estoque de sangue.
A secretária Jéssica Paula Monteiro, 22 anos, foi uma das que doou o sangue que ajudará a aposentada. Zeferina será internada na terça-feira (30) no Hospital São Camilo, onde deve ser operada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação que mobilizou doadores ocorreu durante toda a manhã de sábado e foi promovida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em parceria com o Hemoap. O objetivo foi abastecer o estoque de sangue da instituição, que neste mês de julho, tem registrado baixa, principalmente no do tipo O-.
Patrícia dos Reis diz que está retribuindo a mesma ajuda que um dia recebeu (Foto: Maiara Pires/G1)
Patrícia dos Reis diz que está retribuindo a mesma ajuda que um dia recebeu (Foto: Maiara Pires/G1)
A advogada Tatiane Oliveira, 26 anos, atendeu ao chamado de amigos para doar sangue ao funcionário público Natanael de Oliveira Souza, 42 anos. Ele mora no município de Itaubal do Piririm, a 239 quilômetros de Macapá, e está na cidade há cerca de 15 dias.
Natanael está internado desde sábado (20) no Hospital São Camilo com problemas cardíacos. Ele deve passar por procedimento cirúrgico na quinta-feira (1º). O funcionário público também precisa de sangue do tipo O+. "Estou prestando a minha solidariedade", disse a advogada que doou sangue a Natanael neste sábado.
A técnica em Nutrição, Patrícia dos Reis, 30 anos, é voluntária da Igreja de Jesus Cristo e participou da ação para doar sangue do tipo A-. "Não sei para quem vai o meu sangue. Mas estou retribuindo a ajuda que recebi quando era recém-nascida. Eu também precisei de sangue e se estou com saúde foi porque alguém teve a mesma iniciativa que a minha", justificou.
Patrícia foi uma das cerca de 150 pessoas voluntárias que participaram da ação. De acordo com o presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Rodrigo Jansen, a iniciativa faz parte do projeto "Mãos que Ajudam".
"Esta ação ocorre simultaneamente em mais de 130 cidades brasileiras. E no Amapá mobilizamos, não só voluntários da igreja, como diversas instituições de Macapá e do município de Santana", explicou.
De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS), Marilda Ferreira, a instituição abriu as portas neste sábado para os doadores, especificamente, para a ação da igreja. "O horário fixo para doar sangue é de segunda à sexta-feira, de 7h às 12h30. Mas abrimos esta exceção porque, além do trabalho sério da igreja, sangue nunca é demais, sempre vamos precisar", disse.
A ação ocorreu durante toda a manhã. Hospitais das redes públicas e privadas utilizam o banco de dados da instituição.


Fonte: 
http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2013/07/doadores-se-mobilizam-para-garantir-sangue-pacientes-cirurgicos-no-ap.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário