domingo, 21 de setembro de 2025

Conferência da Ala Santana

Conferência da Ala Santana – 21 de setembro de 2025

Na manhã do domingo, 21 de setembro de 2025, foi realizada a Conferência da Ala Santana, ocasião marcada por importantes mudanças e pelo fortalecimento da Estaca Macapá.

Durante a reunião, foi anunciada a desobrigação do Bispo Dinael Monteiro da Silva e do Bispo Manoel da Costa Quintela. Também foi comunicada a descontinuidade da Ala Fonte Nova, sendo realizado o realinhamento da Ala Santana, que agora abrange toda área que pertencia a Fonte Nova, até o Bairro Castelinho, próximo ao Marabaixo.

O Presidente da Estaca Macapá, Rômulo dos Santos Jansen Rodrigues, utilizou Jacó 5 como referência em seu discurso, destacando que o processo de realinhamento é uma forma de fortalecer e cuidar da vinha do Senhor, assim como descrito nas escrituras.

Foi pedido voto de apoio para a criação da Ala Santana, que foi aprovado de forma unânime. Em seguida, foi feita a leitura da liderança geral e local. O irmão Dinael Monteiro da Silva foi chamado e apoiado como novo bispo da Ala Santana.

O Bispo Dinael Monteiro da Silva, ao prestar seu testemunho, falou sobre o amor que sente pelos membros e expressou gratidão pela oportunidade de ter servido e de poder servir novamente.

Já o Bispo Manoel da Costa Quintela também compartilhou seu testemunho, expressando alegria pelo tempo que esteve à frente da Ala Santana e declarando o amor que o Pai Celestial tem por todos os Seus filhos.

O Presidente Rômulo também ensinou sobre a importância de não julgarmos nossos irmãos, lembrando que seremos julgados na mesma medida. Ressaltou que o Senhor realiza em nós uma obra eterna, pois todos os filhos de Deus têm um valor inestimável para Ele. Finalizou ensinando que o amor é o coração dos mandamentos de Deus e que quem ama verdadeiramente não julga.

A Conferência da Ala Santana foi um momento de espiritualidade, união e renovação, marcando uma nova fase para os membros da Estaca Macapá.

domingo, 14 de setembro de 2025

Uma Nova História na Estaca Macapá: Criação da Ala Macapá Sul

Na manhã deste domingo, 14 de setembro de 2025, um marco histórico foi celebrado pelos santos dos últimos dias na capital amapaense: a criação da Ala Macapá Sul, pertencente à Estaca Macapá. A reunião especial foi realizada na Rua Hildemar Maia, nº 1730, e reuniu líderes e membros em espírito de alegria e gratidão.



A nova ala foi organizada a partir da descontinuação da Ala Marco Zero e a Ala Buritizal foi realinhada e passar a e se chamar Macapá Sul, em um processo inspirado que fortalece a obra do Senhor na região.


Logo no início da conferência, foram apoiados os líderes gerais e locais, e apresentado o novo bispado da ala recém-organizada:



  • Bispo: Walison Anfrizio de Almeida Cardoso Ferreira
  • 1º Conselheiro: Jailson dos Santos Sá
  • 2º Conselheiro: Patrick Santos Corrêa
  • Secretário: Nawã Batista Rodrigues
  • Presidente do Quórum de Élderes: Dalton Ribeiro Barbosa

A presidência da estaca convidou os membros a apoiarem a criação da nova ala com fé e comprometimento.

O primeiro a discursar foi o bispo Ferreira, que compartilhou sua alegria ao ver todos os bancos da capela ocupados. Ele destacou a importância de buscarmos a Deus continuamente:

“É uma alegria ver esta sacramental cheia. Que possamos buscar nosso Pai Celestial e Jesus Cristo, para realmente conhecê-los”, ensinou.


O último orador da manhã foi o presidente da Estaca Macapá, Rômulo Jansen, que trouxe palavras de encorajamento sobre fé, mudança e perseverança. Ele lembrou que aceitar as mudanças faz parte do crescimento espiritual:

“Sair da zona de conforto é essencial para crescermos, aperfeiçoarmos e evoluirmos. No final de tudo, o Senhor deseja que O conheçamos, e os convênios nos ajudam nesse caminho.”


Ele então citou a escritura em Doutrina e Convênios 58:2–3:

“Bem-aventurados sois vós que agora ouvis estas palavras de mim; porque recebereis grande consolação;

e para vós é o reino preparado;

não podeis ver com os vossos olhos naturais, neste momento, o designo de vosso Deus concernente àquelas coisas que virão daqui a pouco e depois desta vida.”


O presidente Rômulo também expressou sua visão espiritual sobre este novo passo para a Estaca Macapá:

“Nosso coração está alegre e temos a perspectiva de que estamos cumprindo os planos de Deus.”


A reunião foi intercalada por belos hinos que tocaram profundamente os presentes, entre eles os de número 31, 101, 72 e 1015.



O clima de fé e reverência marcou a 1ª Conferência da Ala Macapá Sul, que ficará registrada na memória e no coração dos membros como o início de uma nova etapa no fortalecimento do evangelho em Macapá.