terça-feira, 24 de julho de 2012

Release AP: Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos



                   
Este 28 de julho será conhecido como o Dia Nacional de Ação Solidária. Aproximadamente 130 mil voluntários – que trabalharam desde o mês de março - concluirão o projeto “Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos”. Em todo o Brasil, são mais de 425 toneladas de arroz e feijão – doados para cerca de 415 instituições, isto é : asilos, creches, escolas, comunidades carentes, hospitais, orfanatos etc.. Serão mais de 150 cidades atendidas simultaneamente.
A ação é desenvolvida por amigos e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e conta com a parceria da iniciativa privada, mídia, poder público, outras religiões, comunidade e os próprios voluntários. Na conclusão do projeto, em mutirão, diversas oficinas de armazenamento serão realizadas ao mesmo tempo em todas as capitais, Distrito Federal e em centenas de cidades. Serão ensinadas técnicas simples de conservação dos alimentos, com uso de alho e garrafas pet - uma forma de prevenção e autossuficiência, além de preservação ambiental. Com essa ação, cerca de 200 mil frascos serão reutilizados e deixarão de serem jogados no meio ambiente.
Em São Paulo, as doações somam 67 toneladas e atenderão 106 instituições. Já no Paraná, por exemplo, serão 95 toneladas doadas em Curitiba, Maringá, Londrina, Paranaguá, Pinhais, Cascavel entre outras. Em Campo Grande, diversas oficinas estão em andamento desde março, na cidade foram 2,5 toneladas arrecadadas. No Rio de Janeiro, 30 toneladas, no vale do aço, Volta Redonda, 10 toneladas. Os voluntários dos estados do nordeste, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, arregaçaram as mangas e doarão cerca de 90 toneladas para 76 entidades.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul são outros bons exemplos, há alguns meses, voluntários armazenaram alimentos – ao todo, cerca de 17 toneladas serão doadas para Instituições e famílias de cidades e regiões como Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Joinville, Chapecó, Porto Alegre, Alegrete, Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Bagé, entre outras. Já em Goiânia 12 toneladas de arroz e feijão foram arrecadados por mais de 1000 voluntários.
No Amapá será cerca de 600 voluntários envolvidos que doaram, arrecadaram junto a vários parceiros na comunidade e armazenaram os alimentos em garrafas pet em várias oficinas. Ensinando armazenar grãos a fim de aumentar sua validade em até dois anos, com a meta de mais de duas toneladas. Em MACAPÁ 03 entidades assistenciais da região serão atendidas: Monte Tabor recebeu no lançamento estadual, Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) e Grupo Espírita Fabiano receberão no dia 28 de julho na sede da Igreja, na rua Hildemar Maia 1730, Santa Rita. Em SANTANA será doado à APAE, na igreja na Rua Osvaldo Cruz 116, Paraíso.
Com esse projeto – um modelo de solução para um país com tantos desafios sociais - o Programa Mãos Que Ajudam, há 12 anos mobiliza milhares de voluntários, mais de 2 milhões de pessoas já se envolveram nos projetos doando seu tempo, talento e suas mãos para ajudar a transformar realidades, levar alento, conforto e autoestima, prestando serviços que vão desde a reforma e manutenção de escolas públicas, confecção de enxovais para mães carentes e de lençóis para hospitais públicos, limpeza de praias, mobilização de combate à Dengue, doação de sangue e até palestras sobre recolocação no mercado de trabalho. Nessa ação, mais uma vez os voluntários conscientizarão a comunidade e manifestarão em ação prática “SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS CRISTO NO SERVIÇO AO PRÓXIMO”.




quarta-feira, 18 de julho de 2012

Amapá é citado no lds.org

           Recentemente o website oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Notícias e Eventos Mundiais da Igreja publicou a matéria sobre o reconhecimento que as autoridades têm prestado ao Programa Mãos que Ajudam. No Brasil foram citados o Amapá e Campo Grande como exemplo de que o governo está tomando conhecimento do bom trabalho, fazendo declarações formais de apreciação e pedidos de ajuda.