terça-feira, 27 de março de 2012

Retrospectiva 2011 - Mãos que Ajudam - Brasil

O Mormonismo Explicado: Perguntas Frequentes


Podem-se encontrar membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em cada nível da sociedade —  nos negócios e na ajuda humanitária, na educação e no campo científico, em partidos políticos e em orgãos de governo, na indústria do entretenimento e nos meios de comunicação.


Descrevendo o caráter dos Santos dos Últimos Dias, ou Mórmons, nome pelo qual são conhecidos, a revista Newsweek escreveu: “Indiferentemente de onde vivem, eles sabem que fazem parte de uma rede que se preocupa com as pessoas; na teologia Mórmon cada um é um ministro em si mesmo, cada pessoa está investida de algum modo para fazer o bem aos outros e fazer com que o bem lhes seja feito de volta: é um convénio feito para cuidar dos outros em pleno século 21. Este cuidado não se restringe apenas aos membros da Igreja, vai muito para além disso."

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é quarta maior Igreja cristã nos Estados Unidos da América. Mais de metade dos seus 14 milhões de membros vivem fora dos Estados Unidos. No entanto, apesar do crescimento e da presença da Igreja, os resultados de estudos efectuados continuam a mostrar que relativamente poucas pessoas estão familiarizadas como as crenças Mórmons.


Como instituição, a Igreja tem a responsabilidade de articular de forma clara e pública os seus ensinamentos oficiais. Por sua vez, os jornalistas poderão informar o público escrevendo sobre essas doutrinas. Ainda assim, ao fazê-lo, os jornalistas devem estar cientes da existência de algumas armadilhas habituais. Por exemplo, um dado jornalista que esteja pressionado pelo tempo tem a tendência  para abordar aspectos periféricos da religião e colocá-los no centro das atenções, com se fossem elementos vitais da fé. Outros tentam sicenramente enfatizar na maioria das vezes aquilo que outros vêem como "diferente" nos Santos dos Últimos Dias, à custa do realçe que não é dado às doutrinas mais fundamentais da Igreja. Infelizmente, como muitos membros da Igreja confirmam, este tipo de jornalismo dá uma imagem distorcida da Igreja e continua a confundir as pessoas.



Apesar destas dificuldades, a Igreja encoraja o escrutínio honesto por parte de todos os meios de comunicação. A Igreja espera que os jornalistas sejam precisos e honestos e que se centrem na fé tal como ela é vivida e sentida pelos seus membros. A Igreja desencoraja o jornalismo sensacionalista e enganador, que acentua ideias abstratas que não refletem as crenças, ensinamentos e práticas vividas pelos membros da Igreja em todo o mundo.



Quais são as Crenças Principais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?



O fundador da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Joseph Smith, escreveu: "Os princípios fundamentais de nossa religião são o testemunho dos apóstolos e profetas a respeito de Jesus Cristo, de que Ele morreu, que foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e ascendeu ao céu; todas as outras coisas de nossa religião são meros apêndices dessa verdade."



A somar a isso, os Santos dos Últimos Dias, inequivocamente acreditam que:



1.    Jesus Cristo é o Salvador do mundo e é Filho do nosso amoroso Pai Celestial.
2.    A Expiação de Cristo permite à humanidade ser salva dos seus pecados e voltar a viver com Deus e com as suas famílias para sempre.
3.    A Igreja original de Cristo tal como está descrita no Novo Testamento foi restaurada nos tempos modernos.

Em detalhe:
1. Jesus Cristo é o Salvador do mundo e é Filho do nosso amoroso Pai Celestial.


Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Deus enviou o Seu filho, Jesus Cristo, para salvar toda a humanidade de seus pecados (ver João 3:16). Deus é um Pai Celestial amoroso que conhece os Seus filhos individualmente, que ouve e responde às suas orações e que sente compaixão para com eles. O Pai Celestial e o Seu Filho, Jesus Cristo, são dois seres separados, mas junto com o Espírito Santo, são um em vontade, propósito e amor.



Os Santos dos Últimos Dias adoram a Jesus Cristo como o seu Salvador e Redentor. Ele é o centro da vida dos membros da Igreja. Eles aceitam a Sua graça e misericórdia; buscam seguir o Seu exemplo sendo baptizados (ver Mateus 3:13-17), orando no Seu nome sagrado (ver Mateus 6:9-13), partilhando do sacramento (comunhão) (ver Lucas 22:19-20), fazendo o bem ao próximo (ver Atos 10:38) e prestando testemunho d'Ele através de palavras e ações (ver Tiago 2:26).



2. A Expiação de Cristo permite à humanidade ser salva dos seus pecados e voltar a viver com Deus e com as suas famílias para sempre.



Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Deus tem um plano para os Seus filhos, de modo a poderem voltar a viver com Ele e tornarem-se "co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:17). Para os membros da Igreja, o sacrifício de Jesus Cristo é o ponto fulcral do plano de felicidade de Deus. Apesar de os homens cometerem erros e pecarem, os Mormóns veêm esta vida mortal como uma oportunidade para progredir e aprender. Seguindo os ensinamentos de Cristo, abraçando a Sua misericórdia e aceitando o batismo e outros sacramentos, os Mórmons acreditam que são limpos do pecado por meio da graça de Cristo e que podem voltar a viver com Deus e com as suas famílias para por toda a eternidade.



3. A Igreja original de Cristo tal como está descrita no Novo Testamento foi restaurada nos tempos modernos.



Os membros acreditam que Cristo estabeleceu a Sua Igreja nos tempos antigos sobre a "fundação de apóstolos e profetas" (ver Efésios 2:20; ver também Efésios 4:11-14) com “uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5). Acreditam que que esta fundação de "uma só fé" foi gradualmente desfeita depois da morte dos apóstolos de Cristo. O resultado foi a autoridade original de liderar a Igreja ter sido perdida, precisando a mesma de ser restaurada (ver Atos 3:21). Hoje em dia, os membros pregam que o Senhor sem dúvida restaurou a Sua Igreja com profetas e apóstolos vivos, começando com o profeta restaurador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Joseph Smith.



Os membros da Igreja defendem que as famílias são a unidade mais importante da sociedade. De acordo com esta crença, aqueles que seguem a Cristo e que guardam os seus mandamentos têm a promessa de viver com as suas famílias para sempre, em relacionamentos eternos divinamente instituídos.


Perguntas Frequentes
São os Mórmons cristãos?
O que os Mórmons acreditam sobre Deus?
Os mórmons crêem na Trindade?
Os Mórmons acreditam na Bíblia?
O que é o Livro de Mórmon?
O que é um templo Mórmon?
Os Santos dos Últimos Dias acreditam em profetas dos nossos dias?
Os Santos dos Últimos Dias acreditam que os profetas recebem revelações de Deus?
As mulheres lideram na Igreja?
O que é a investidura?
Os Santos dos Últimos Dias praticam a poligamia?
Qual é a posição da Igreja quanto aos relacionamentos inter-raciais?
Porque realizam "baptismos pelos mortos"?
Porque a Igreja envia missionários para pregar?
Porque razão os Mórmons não fumam ou bebem álcooll?

Fonte: http://saladeimprensamormon.org/artigo/o-mormonismo--perguntas-frequentes
Colaboração: http://murilovisck.blogspot.com.br/2012/03/quem-sao-os-mormons-perguntas.html

quinta-feira, 22 de março de 2012

Devocional Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos

      Em preparação para o dia 28 de julho, os membros do Distrito Macapá de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reuniram-se para participar do Devocional Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos.
        Na reunião tiveram a oportunidade de ouvir o Diretor de Assuntos Públicos do Distrito Kleber Sainz, onde leu a carta de orientação da área Brasil e falou sobre como o Mãos que Ajudam tem abençoado famílias e membros no Amapá.
    Os membros assistiram também um treinamento sobre a técnica que será usada no Armazenamento, com a irmã Michelle Sá, diretora Assistente de Mídia em Assuntos Públicos e tiveram a oportunidade observar uma irmã na prática.
       Finalizou com a mensagem do Pres. Luiz Vasconcelos explicando como será a dinâmica das oficinas por ramo e a quantidade de alimentos que deverão ser armazenadas. Na oportunidade falou sobre a sequência dos treinamentos que será executado por cada ramo, totalizando 06 ações que irão anteceder o dia 28 de julho, todos os membros, amigos e comunidade em geral estão convidados a participar destes treinamentos. Será uma oportunidade dos membros fazerem o armazenamento em suas casas e ajudar os não membros a fazerem também. Multiplicando pães e peixes, Jesus Cristo alimentou milhares de pessoas naquela época, com essa ação em parceria conjunta, alimentará milhares dos filhos do Pai Celestial.


Assuntos Públicos
Distrito Macapá

sábado, 17 de março de 2012

MÃOS QUE AJUDAM A ARMAZENAR E DOAR ALIMENTOS 2012

Vídeo de apresentação do projeto nacional Mãos que Ajudam a armazenar e doar alimentos 2012.




Vídeo de treinamento para realização das oficinas de armazenamento de alimentos (Arroz e Feijão) que serão doados a instituições de caridade. Projeto Nacional Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos 2012.

VT do projeto Nacional Mãos que Ajudam a armazenar e doar alimentos 2012 (versão mais curta de 13 segundos). Usado na divulgação do projeto. 



VT do projeto Nacional Mãos que Ajudam a armazenar e doar alimentos 2012 (versão de 27 segundos). Usado na divulgação do projeto. 

Mais informações em www.maosqueajudam.org.br 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Litros de Luz

Vejam interessantes matérias sobre equipamentos ecológicos para iluminação interna. Como fazer lâmpadas usando garrafas pet e luz solar. Criatividade nota 1000!

Fonte: http://bemestarbrasil.wordpress.com/2012/03/02/litros-de-luz/

segunda-feira, 12 de março de 2012

Os Milagres continuam no Amapá

          
            A Futura Estaca Macapá, recentemente anunciada, teve mais uma vez as benções do Senhor derramadas nessa região. Nesse último sábado 10 de março, vinte e uma pessoas compondo famílias e adultos solteiros entraram nas águas do batismo, sendo o maior número de pessoas recebendo a ordenança do batismo juntos nos últimos tempos nos estados do Pará e Amapá.
            Por ocasião do batismo, faz-se o convênio com o Pai Celestial de que está disposto a entrar em Seu reino e a guardar Seus mandamentos a partir daquele momento. Ao ser batizado e confirmado membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e recebe o dom do Espírito Santo, tornam-se "concidadão" com o Salvador no reino de Deus (ver Efésios 2:19) e deve "[andar] em novidade de vida". (Romanos 6:4)
            Líderes, membros e missionários uniram forças para o acontecimento deste milagre e tiveram o grande privilégio de ver famílias sendo batizadas. O trabalho do Programa Mãos que Ajudam também tem ajudado a obra missionária, levando pessoas a conhecer a Igreja e o Evangelho de Cristo.
            Alguns membros expressaram sua gratidão e amor ao salvador declarando que o crescimento da Igreja tem abençoado a vida dos habitantes da região Norte do Brasil.
            O irmão Marcelo Soares (futuro missionário de tempo integral) expressou sua gratidão dizendo: “Estou muito feliz por ter a oportunidade de batizar uma filha de Deus e ajudar o crescimento na obra de Dele em minha região.”
            A irmã Lecilia Lucia Cardoso Aguiar (recém conversa batizada no ultimo sábado) disse: “Hoje compreendo melhor o que meu Salvador fez por mim, agora posso ser luz de toda minha família e ajudá-los a trazer almas ao Salvador e sua Igreja.”
            Missionários: “Estamos muito felizes por trabalhar na obra de Deus neste tempo, especialmente na recém-anunciada Estaca Macapá, realmente esses 21 filhos de Deus foram preparados e receberam o batismo, isso foi uma alegria, assim como Amon quando encontrou Alma como descrito nas escrituras.”
            Irmão Klebson Gama da Silva- (foi batizado junto com sua esposa e filhos) declarou: “O batismo é início de uma nova vida e a preparação para ir à casa do Senhor.”

         Por Michelle Sá, Diretora Assistente de mídia em Assuntos Públicos do Distrito Macapá e contribuições de Elder Cavalheiro, missionário de tempo integral na Missão Brasil Belém.

sábado, 10 de março de 2012

Devocional Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos

Doe Livros

        A Biblioteca Comunitária Vanda Cabête atende cerca de mil alunos anualmente para pesquisa escolar, dá aulas de reforço para alunos do ensino fundamental, alfabetização de jovens e adultos, noções de artes plásticas e além de trabalhar com Educação Ambiental na teoria e prática com crianças, jovens e adultos. Futuramente trabalhará com língua inglesa
e internet.


        

quinta-feira, 8 de março de 2012

ONG Incentivo‏ - Programas de Bolsa de estudo, finanças pessoais, MBA nos EUA



             A ONG Incentivo (criada por membros da Igreja mas sem vinculação com esta) possui programas para auxílio a membros da Igreja e público em geral: 
           
             - Bolsa de estudo para pessoas com mais de 30 anos, que não podem receber o FPE (Fundo Perpétuo de Educação); 
           
            - Finanças Pessoais: curso online e apostila online gratuitos e grupos de debates em todo o Brasil; 
           
           - Preparação para fazer um MBA nos EUA: grupos de estudo dos testes TOEFL e Gmat para quem deseja fazer MBA nos EUA – informações sobre bolsa de estudos para o MBA na BYU.

        Associação Brasileira Incentivo é uma organização não governamental (ONG) criada para ajudar as pessoas a melhorar suas vidas por meio da educação e ajuda de mentores. Acreditamos que incentivando a educação e o trabalho, indivíduos podem vencer seus desafios e melhorar seu bem-estar. A Incentivo conta com o trabalho voluntário para poder alcançar as suas metas e assim avançar a obra de compartilhar conhecimento e experiência. Esses indivíduos constroem o alicerce da Incentivo e abrem caminhos que facilitam o progresso. 
            
            Informações sobre os programas no site www.incentivo.org.br

Deputados Estaduais do Estado do Amapá homenageiam A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com “Moção de Elogio” pelos serviços prestados na região


Na manhã de 24 de novembro de 2011, na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Élder Jairo Mazzagardi, membro da Presidência da Área Brasil, recebeu das mãos dos deputados estaduais: Valdeco Vieira, Michel JK e Bruno Mineiro, que representaram os demais parlamentares, um certificado de “Moção de Elogio” oferecido - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pelos serviços prestados à comunidade ao longo do ano.
Na região, diversas ações desenvolvidas pelos voluntários do Programa Mãos que Ajudam foram levadas e efeito, além de contar com iniciativas do Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo, que como exemplo, doou recentemente 220 cadeiras de rodas.

O deputado Michel JK representando o presidente da Assembleia Legislativa disse: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, têm feito um trabalho maravilhoso. Essa “Moção de Elogio” não é algo tão simples de ser aprovada nessa casa”. O deputado Valdeco ressaltou: “É nossa obrigação reconhecer o trabalho que a Igreja de Jesus Cristo realiza no âmbito religioso e social no Estado do Amapá”. Já o Deputado Bruno Mineiro comentou:“Esperamos que esse título venha reforçar essa parceria para o povo do Amapá”.

Élder Mazzagardi, que participou do encontro, junto com Presidente Campos, da Missão Brasil Belém e o Presidente Vasconcelos, Presidente do Distrito Macapá, comentou durante a visita: “Não servimos a comunidade com a intenção de promoção. Quando doamos cadeiras de rodas, por exemplo, buscamos realmente ajudar aqueles que precisam, dando-lhes mais locomoção, elevar a auto-estima e dar autosuficiência. A reanimação neonatal é para cuidar dos recém-nascidos, dos filhos de nosso Pai Celestial”. Elder Mazzagardi ainda aproveitou o encontro e ressaltou a importâcia das parcerias com a Defesa Civl e relatou algumas ações realizadas em outras regiões do Brasil. Também agradeceu pela votação unânime do projeto de lei que institui o dia 23 de setembro como o “Dia da Família - Proclamação ao Mundo”, no estado, projeto votado na terça-feira. E estendeu um convite para que toda a comunidade participe ativamente do Programa Mãos que Ajudam.

A mídia esteve presente, em entrevista ao Canal 16, Rede Brasil, Élder Mazzagardi ressaltou que todos os ensinamentos da Igreja são voltados para a família: “As famílias podem ser eternas”. Na oportunidade entregou para a repórter Cristina Carvalho um Folder – “da Família - Proclamação ao Mundo” e convidou-a a estudá-la e completou: “Essa proclamação é um remédio para o mundo”.  

Texto – Kleber Sainz – Diretor de Assuntos Públicos Distrito Macapá

Formação da Estaca Macapá: 14 e 15 de Abril de 2012


"Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeçais ; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas" (ISAÍAS 54:2)

Dia 14/04 das 16h às 18h: REUNIÃO DE LIDERANÇA DO SACERDÓCIO.

Dia 14/04 das 19h às 21h: REUNIÃO PARA TODOS OS MEMBROS ADULTOS DO DISTRITO ACIMA DE 18 ANOS.

Dia 15/04 das 10h às 12h: SESSÃO GERAL PARA TODOS OS MEMBROS E VISITANTES


TODAS AS SESSÕES COM A PRESENÇA DO ELDER COSTA E ELDER GODOY. QUE PRIVILÉGIO!


Contamos com presença de todos!



MISSÃO BRASIL BELÉM!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Vídeo de Apresentação do Mãos que Ajudam 2012

Vídeo de apresentação do projeto nacional 
Mãos que Ajudam a armazenar e doar alimentos 2012. 



Mais informações em www.maosqueajudam.org.br

Reportagem na REVISTA ISTOÉ - A FORÇA DOS MÓRMONS

Como o mormonismo, uma das religiões que mais crescem no mundo, pode ajudar o candidato republicano Mitt Romney a ser o escolhido para enfrentar Barack Obama nas eleições dos EUA

Mariana Queiroz Barboza
chamada.jpg

No final do ano passado, comentários desairosos feitos por um pastor do Texas lançaram luz sobre a fé do ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, favorito entre os candidatos do Partido Republicano para concorrer à Presidência dos Estados Unidos. Desde então, os adversários de Romney têm explorado o tema politicamente, seja nos debates televisivos, seja em eventos públicos de campanha. Vitorioso em seis de dez prévias disputadas até agora (as duas últimas na terça-feira 28), líder nas pesquisas de opinião e maior arrecadador de recursos (US$ 56 milhões só em 2011), Romney é mórmon. Não fuma, não bebe, oferece 10% de seus rendimentos à Igreja (US$ 4,1 milhões nos últimos dois anos) e até trabalhou como bispo 30 anos atrás em Boston. Há quem diga, entre os concorrentes a uma vaga na corrida à Casa Branca, que a maioria dos pastores americanos rejeitaria o candidato republicano por não considerar o mormonismo uma religião cristã. Porém, as últimas pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram que as discussões em torno da fé de Romney têm conferido projeção à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (LDS, na sigla em inglês), uma das religiões que mais crescem no mundo. “Este é sem dúvida o momento mórmon, mas não é e nem será a última vez que o mormonismo se destaca com tanta proeminência nos Estados Unidos”, disse à ISTOÉ David Campbell, ele próprio mórmon e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de Notre Dame. 

O candidato republicano não é o único a colocar o mormonismo no centro dos debates nacionais. Além dele, a autora da saga “Crepúsculo”, Stephenie Meyer, o escritor Steven R. Covey, que ganhou notoriedade entre os americanos pelos livros sobre negócios, e o musical da Broadway “The Book of Mormon”, grande vencedor do Tony Awards no ano passado, discutiram publicamente a religião. Para o professor Campbell, o interesse pelos mórmons vem, principalmente, do fato de esta ser uma religião nascida em solo americano. A Igreja LDS foi fundada no início do século 19 por Joseph Smith, em Nova York. Segundo a crença, Deus e Jesus Cristo apareceram para o profeta e lhe deram instruções para restaurar a Cristandade, já que as Igrejas da época estariam corrompidas.

img.jpg
APOIO
“Vai, Mitt Romney! Os mórmons são demais!”, diz o cartaz das crianças
Os mórmons somam 6 milhões de adeptos nos Estados Unidos (são 14 milhões no mundo todo) e representam uma força política poderosa num país em que o voto não é obrigatório. A favor de Romney pesam o poder de mobilização dos mórmons e sua capacidade de propagar as ideias da religião. Ao contrário de algumas crenças, cujos praticantes não são tão convictos assim, os mórmons são unidos e fervorosos na defesa de sua fé. Mas eles também enfrentam preconceitos. Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, que entrevistou 1.019 mórmons americanos entre outubro e novembro de 2011, metade deles disse enfrentar discriminação e 60% pensam que os americanos sabem pouco ou nada sobre a religião. Vistos por muitos como uma seita (o jornal The New York Times classificou a LDS como uma “Igreja com alma de corporação”), não raro os mórmons vêem seu nome associado à poligamia. O costume fez parte da Igreja no início de sua história, mas foi abandonado ainda em 1890. O Mormonismo carrega também o ônus de ter proibido que negros ascendessem no sacerdócio até o fim dos anos 1970 e até hoje condenar veementemente o homossexualismo. 

Quando disputou a presidência, em 1960, o católico John Kennedy também enfrentou resistência de outros grupos religiosos quanto a uma possível interferência do Vaticano em sua agenda. A história provou que estavam errados. “Algumas pesquisas mostram que, após a eleição de Kennedy, os americanos se sentiram muito melhor em relação aos católicos e essa percepção nunca mais mudou”, diz o professor Campbell. Na sua análise, se o passado pode servir como guia, há motivos para crer que uma eleição de Romney seria positiva para a imagem dos mórmons. Karen Trifiletti, editora de conteúdo da More Good Foundation, entidade que divulga os preceitos mórmons, diz que é uma falsa inferência acreditar que, uma vez eleito, Romney serviria como marionete da Igreja. “Seus valores são publicamente claros”, diz Karen. “A Igreja não está dirigindo sua campanha. Esse momento é uma oportunidade para dizermos ao mundo quem somos. A curiosidade sobre nossa religião cresceu repentinamente, mas isso não é uma coincidência: Deus trabalha de formas misteriosas.”

img1.jpg